Aprovada no ano de 1999, a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) abre a pauta da 358ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde. O encontro será realizado nos dias 11 e 12 de setembro, com transmissão ao vivo no canal do CNS no YouTube.
Após 25 anos de sua implementação, a PNAN traz dentre suas diretrizes estímulos a ações intersetoriais que possibilitem o acesso universal aos alimentos, a promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis, a prevenção e controle dos distúrbios e doenças nutricionais, dentre outros.
A pauta, que celebra os 25 anos da PNAN, marca também os 10 anos do Guia Alimentar para a População Brasileira. O documento apresentou as primeiras diretrizes alimentares oficiais, que recomenda, por exemplo, a ingestão de alimentos in natura na base da alimentação, o uso moderado de óleos, sal e açúcar, e sugere que alimentos ultraprocessados sejam evitados.
A 358ª RO CNS tratará ainda das ameaças ao direito humano à saúde do trabalhador e da trabalhadora e ainda discutirá questões relacionadas às orientações sexuais e seu impacto social na saúde.
Mapa Colaborativo
No dia 12 de setembro, a partir das 9h, será realizado o lançamento da plataforma Mapa Colaborativo Movimentos Sociais em Saúde. O objetivo do Mapa Colaborativo é reunir movimentos que atuam ou colaboram na saúde, a fim de definir estratégias para o mapeamento contínuo e emergente dos movimentos sociais em saúde.
A ação é fruto de uma grande parceria entre Conselho Nacional de Saúde (CNS), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/Fiocruz), Ministério da Saúde, por meio da Assessoria de Participação Social e Diversidade, e o Governo Federal.
O lançamento do Mapa Colaborativo Movimentos Sociais em Saúde será realizado na sede da Opas/OMS, em Brasília, e contará também com transmissão ao vivo pelo YouTube do CNS.
Pauta preliminar da 358ª RO do CNS
Fonte: CNS
Pauta_preliminar_da_358_Reunio_Ordinria_do_CNS