O Projeto de Lei 7.419/06, que propõe mudanças na regulamentação dos serviços de saúde suplementar no Brasil, e a situação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro são alguns dos destaques da 359ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que ocorrerá nos dias 9 e 10 de outubro, em Brasília, e com transmissão ao vivo pelo canal do CNS no YouTube.
As ameaças dos planos de saúde ao SUS em face ao PL 7419/06 será debatida entre conselheiras e conselheiros nacionais de saúde na mesma semana que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realiza uma Audiência Pública sobre o tema com vistas à revisão técnica de preços de planos individuais/familiares, o reajuste dos planos coletivos, dentre outros tópicos importantes.
Também está previsto o lançamento da cartilha para pessoas conselheiras de saúde sobre a Política Nacional de Assistência Farmacêutica. O material foi produzido pelo Projeto Integra, que tem dentre seus objetivos promover estratégias para a integração de políticas e práticas de Vigilância em Saúde, de Assistência Farmacêutica, e de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no âmbito da gestão participativa e dos movimentos sociais.
77ª Reunião Extraordinária
No dia 11 de outubro, a partir das 9h e também com transmissão ao vivo pelo YouTube do CNS, será realizada a 77ª Reunião Extraordinária do CNS. Na ocasião, serão debatidas os determinantes sociais da saúde bucal com enfoque nas estratégias do Programa Brasil Sorridente no manejo à saúde bucal da população negra.
Os desafios para promover a prevenção e o controle do câncer de mama no âmbito do SUS e o Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR) também serão temas pautados durante a reunião.
Transmissão: https://www.youtube.com/@comunicacns/streams
Pauta_preliminar_da_359 Pauta_preliminar_da_77
Fonte: Natália Ribeiro
Conselho Nacional de Saúde