Anvisa aprova medicamento biológico Adalimumabe para pacientes pediátricos com artrite associada à entesite

  • Adalimumabe, um anticorpo monoclonal totalmente humano da AbbVie, é o primeiro tratamento biológico aprovado para pacientes pediátricos com artrite associada à entesite (ERA, da sigla em inglês)
  • Entésio é a região em que tendões, ligamentos, ou músculos, se ligam aos ossos. A artrite associada à entesite é uma categoria da Artrite Idiopática Juvenil (AIJ) e acredita-se que de 10 a 20 por cento dos pacientes com AIJ são também portadores de ERA

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o anticorpo monoclonal totalmente humano da AbbVie adalimumabe, para o tratamento de pacientes a partir de 6 anos de idade, portadores de ERA – Artrite Relacionada à Entesite. Entesite é a inflamação do entésio, o ponto em que o tendão muscular se liga ao osso. Adalimumabe foi aprovado para tratamento de pacientes com ERA acima de 6 anos de idade, que apresentaram resposta inadequada, ou intolerância, a tratamentos convencionais (como medicamentos sintetizados quimicamente ou anti-inflamatórios não hormonais da classe de DMARD – Drogas Modificadoras da Doença).

Adalimumabe é o primeiro medicamento biológico para o tratamento de pacientes com ERA e esta é a terceira indicação aprovada de adalimumabe para uso pediátrico, depois de Artrite Idiopática Juvenil Poliarticular e Doença de Crohn.

A artrite associada à entesite se manifesta mais comumente nos quadris, joelhos e tornozelos. “O objetivo do tratamento é controlar a inflamação e a progressão da doença, prevenindo danos às extremidades, e melhorar a capacidade funcional, além de aliviar a dor”, afirmou a médica Maysa Arruda, Gerente Médica da AbbVie no Brasil. O tratamento pode incluir também exercícios físicos e alimentação saudável.

Reumatologistas e reumatologistas pediátricos são os especialistas treinados para diagnosticar e tratar pacientes com ERA.

Sobre a AbbVie
A AbbVie é uma companhia biofarmacêutica global, baseada em pesquisa, criada em 2013, a partir de sua separação da Abbott. A missão da companhia é usar sua experiência, equipes dedicadas e foco em novação para desenvolver e comercializar terapias avançadas para algumas das doenças mais sérias e complexas do mundo. Junto com sua subsidiária Pharmacyclics, a AbbVie emprega aproximadamente 29.000 pessoas em todo o mundo e comercializa seus produtos em mais de 170 países. Para mais informações acesse www.abbvie.com.br e siga @abbvie no Twitter, ou conheça as oportunidades de carreiras em nossas páginas no Facebook ou Linkedin.

No Brasil, a AbbVie iniciou suas operações no início de 2014, e atualmente, conta cerca de 350 colaboradores. No país, oferece medicamentos avançados nas áreas de imunologia, neonatologia, virologia, anestesiologia, endocrinologia e nefrologia. Entre suas áreas de especialidade, conduz mais de 20 estudos clínicos, envolvendo mais de 1.900 pacientes em 120 centros brasileiros de pesquisa. Para informações adicionais, www.abbvie.com.br

Fonte: Noticias Terra

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.