Estado informou que busca a regularização do estoque de medicamentos. Problema estaria relacionado ao atraso na entrega feita pelo Ministério da Saúde e pelos fornecedores.
Ao menos 17 medicamentos estão em falta nas unidades da rede de assistência farmacêutica de Uberlândia. A relação (confira mais abaixo) foi repassada ao g1 pela Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na quinta-feira (9).
A Secretaria ainda disse que os desabastecimentos têm ocorrido pela demora da entrega pelo Ministério da Saúde e pelos fornecedores, bem como pela dificuldade de aquisição de alguns fármacos.
Ainda conforme a pasta estadual, os números e a relação dos medicamentos podem variar diariamente. O Estado também informou que busca a “regularização do estoque de medicamentos que são de sua responsabilidade, inclusive mantendo ações de distribuição complementar”. Entre os medicamentos em falta estão:
- Ácido Ursodesoxicolico – 300 mg comprimido
- Ácido Zoledrônico – 0,05 mg/ml (por frasco/bolsa de 100 ml)
- Adalimumabe – 40 mg (frasco ampola)
- Bromocriptina Mesilato – 2 mg comprimido
- Budesonida + Formoterol – 200+6 mcg pó para inalação
- Calcipotriol – 50 mcg/g pomada
- Complemento alimentar p/ Fenilcetonuricos Formula de Aminoácidos Isenta de Fenilalanina (faixa etária de 1 a 8 anos) – pó/lata
- Desferroxamina Mesilato – 500 mg injetável
- Formoterol Fumarato – 12 mcg capsula inalante
- Gabapentina – 400 mg cápsula dura
- Gosserrelina Acetato – 10,8 mg solução injetável
- Hidroxicloroquina Sulfato – 400 mg comprimido
- Isotretinoina – 20 mg capsula
- Leuprorrelina Acetato – 3,75 mg pó liofílico injetável
- Quetiapina Hemifumarato – 200 mg comprimido
- Rivastigmina – 2 mg/ml solução oral
- Trientina – 250 mg capsula
Como acompanhar o estoque
Usuários da Farmácia de Minas podem chegar a disponibilidade de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) através do aplicativo MG App ou pelo Portal Cidadão MG. O acesso é feito através do menu “Saúde” e, depois, em “Medicamentos – Consulta do andamento solicitação/disponibilidade de medicamentos.
Fonte: G1 – TV integração.
Sobre o Movimento Medicamento no Tempo Certo
O Movimento Medicamento no Tempo Certo (MTC) reúne relatos de pacientes de todo o Brasil, sobre a falta de medicamentos. Por meio deste relato, são realizadas ações de cobranças aos órgãos públicas solicitando a regularização do fornecimento de medicamentos. Somente em 2022, o Movimento Medicamento no Tempo Certo prestou suporte a mais de 12 mil pacientes que estavam sem medicamentos.
Se você não esta recebendo seu medicamento do SUS ou do plano de saúde, solicitamos que preencha o formulário de registro de falta de medicamentos de 2022, somente com seu relato e os dados reportados, podemos pressionar os órgãos governamentais para a regularização do fornecimento.
Se você preencheu nosso formulário e voltou a ficar sem medicamentos, solicitamos que preencha novamente.
Clique no link: https://pt.surveymonkey.com/r/faltademedicamentos2022 e ajude a tornar público a falta de medicamentos essenciais para o tratamento de doenças crônicas, no SUS e no Plano de Saúde.
MTC é um projeto coordenado pelo Grupo de Apoio ao Paciente Reumático Brasil, Biored Brasil e Grupo Encontrar.