Credenciamento de Imprensa do BioSummit Brasil 2019

BioSummit discute o cenário das políticas públicas de acesso a medicamentos biológicos e biossimilares no Brasil

A rede de associação de pacientes Biored Brasil, formada por 41 organizações de pacientes, realizará nos dias 28 e 29 de maio de 2019, na cidade de Brasília o seu 3º encontro anual de capacitação, que está aberto para inscrições de jornalistas até o dia 24 de maio de 2019, por meio do link:

Sobre o tema do BioSummit Brasil

Os produtos biológicos têm um histórico de sucesso no tratamento de muitas doenças crônicas e que trazem risco à vida. Recentemente, o vencimento de  patentes para alguns biológicos de referência deu início a uma era de produtos que são projetados para serem “similares” a um produto original licenciado. É importante lembrar que por sua natureza biológica, alto peso molecular e complexidade, esses medicamentos não são “copiáveis”, isto é, não é possível com as tecnologias atuais obter um medicamento biológico idêntico a outro. Sendo assim, não existem medicamentos biológicos “genéricos”, mas sim, biossimilares dos medicamentos de referência, uma vez que não são idênticos.

Acreditamos que o benefício gerado pela entrada dos medicamentos biossimilares no mercado é a possibilidade de estimular a concorrência e consequente redução nos preços desses medicamentos, podendo impactar em maior acesso da população a esta tecnologia. É o que a comunidade científica e sociedades civis esperam. No entanto, o processo de compra de medicamentos usado pelo Sistema Único de Saúde, através de licitações e escolha pelo medicamento de menor custo está conduzindo a uma situação de troca entre o medicamento de referência e seu biossimilar, e vice versa.

As múltiplas trocas, vem acontecendo em diversos estados brasileiros, seja por meio das secretarias de saúde estaduais ou plano de saúde. Onde processos licitatórios são baseados no menor preço, sem considerar a previsibilidade de pacientes em uso da tecnologia e estáveis em tratamento. Situações que envidenciam a importância de reflexão, discussão e participação de todos no debate sobre intercambialidade entre os medicamentos biotecnológicos, que pode ter impacto direto na farmacovigilância. 

Considerando esses temas de fundamental importância para o uso racional de medicamentos biológicos e biossimilares no âmbito do sistema público e privado, a Brasil Brasil promoverá no dia 28 de maio a 3º edição do WorkBio que recebe o nome de BioSummit Brasil, para realizar a discussão sobre à utilização segura e ética dos medicamentos biológicos e seus biossimilares, envolvendo as autoridades regulatórias, tomadores de decisão em saúde pública e privada, juntamente com a sociedade civil

Confira os temas da programação:

  • Cenário das políticas públicas de acesso a medicamentos biológicos e biossimilares no âmbito do SUS – resumo workshop biossimilares Clapbio;
  • Apresentação do aplicativo Biocard Brasil;
  • Posicionamento sobre medicamentos biossimilares e intercambialidade – visão das sociedades médicas:Sociedade Brasileira de Reumatologia, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e o Grupo de Estudos de Doenças Inflamatória Intestinais;
  • Farmacovigilância Passiva e o novo sistema de notificações de eventos adversos;
  • Intercambialidade entre medicamentos biológicos e biossimilares;
  • Entendendo o processo de PDP e compras por licitação;
  • Direito dos Pacientes frente ao cenário atual de políticas públicas de acesso a medicamentos biológicos e biossimilares;
  • Centro de Terapia Assistida;
  • Linha de cuidado farmacêutico e o uso racional de medicamentos biológicos e biossimilares no SUS.

BioSummit Brasil é um evento que tem como público alvo às associações de pacientes membro, sociedades médicas e comitê científico, formado pelos eixos e representantes:

  • Segurança do paciente: Dr. Georges Basile Christopoulos;
  • Políticas Públicas: Dr. Ricardo Garcia;
  • Intercambialidade e Farmacovigilância: Dr. Valdair Pinto;
  • Direitos do Paciente Consumidor: Dr. Jorge Raimundo;
  • Visão do Paciente: Priscila Torres.

*O credenciamento de imprensa está sujeito a avaliação prévia do Comitê Diretivo da Biored Brasil.

Serviço:
3º BioSummit Brasil – Workshop 
cenário das políticas públicas de acesso a medicamentos biológicos e biossimilares no Brasil
Data: 28 e 29 de maio de 2019 das 08 às 17 horas*
Local: Auditório do Hotel Cullinan Hplus Premium
Setor Hoteleiro Norte Quadra 01, bloco E
Asa Norte – Brasília/DF
Informações: contato@biorebrasil.com.br
Telefone: (16) 3941-5110 das 13 as 17 horas.
*29/05/2019: reunião fechada de planejamento anual da Biored Brasil – fechado

Seguindo o Código de Conduta da Interfarma, BioSummit Brasil recebe patrocínio das empresas: Abbvie, Amgen, Janssen e Roche. Declaramos que para as empresas apoiadoras não é garantido direito de influencias sobre o temas ou objetivo das atividades socioeducativas.

 

Deixe uma resposta