A Comissão de Assuntos Sociais agendou, para quarta-feira (21), ás 09h reunião deliberativa. Consta em pauta o Projeto de Lei 3775/2023, que institui o Dia Nacional de Conscientização sobre as Doenças Reumáticas.
De autoria do senador Dr Hiran (PP-RR), o texto propõe que o dia de conscientização da patologia seja em 15 de setembro e que as campanhas de conscientização referentes às doenças reumáticas adotem o verde como cor oficial.
O autor explicou que a proposição se trata da reapresentação de projeto de lei do ex-deputado Felipe Bornier e de demanda da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Além disso, alegou ser necessária a promoção de maior visibilidade das doenças reumáticas, com o objetivo de conscientizar a população acerca da importância da busca de tratamento precoce.
A proposta tem parecer favorável do relator senador Otto Alencar (PSD-BA), que destacou que doenças reumáticas como artrite reumatoide, osteoartrite e lúpus afetam milhões de pessoas globalmente. Ele ressaltou que essas condições são a segunda maior causa de afastamento do trabalho, gerando impactos significativos na previdência social. Além disso, ele alegou que dedicar um dia para educar o público pode ajudar a combater preconceitos e promover empatia em relação às pessoas que vivem com doenças reumáticas.
Fonte: Assessoria de Imprensa