Um novo vídeo foi publicado pela Secretaria-Executiva da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), que orienta quanto à participação nas chamadas e consultas públicas abertas regularmente na sua página oficial. Com a produção da equipe de participação social, o conteúdo informativo aponta para as diferenças entre um espaço e outro, que diferem no processo e no resultado: a chamada pública é um mecanismo utilizado pela Conitec para dar espaço aos interessados em participar da Perspectiva do Paciente; já as consultas públicas ocorrem em um momento seguinte, após a emissão da recomendação inicial. Toda a sociedade pode contribuir nas consultas públicas, como usuários, profissionais de saúde, interessados no tema, pesquisadores, entre outros. A produção tem pouco menos de 3 minutos, com conteúdo legendado em português.
Veja o vídeo na íntegra.
Para acessar qualquer uma das opções de participação social, é preciso entrar no site da Comissão e, na sequência, os participantes são encaminhados para a plataforma Participa + Brasil.
Saiba Mais
A Conitec assessora o Ministério da Saúde na incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde (medicamentos, produtos e procedimentos) e na elaboração e atualização de diretrizes clínicas no âmbito do SUS. Assim, para que um novo medicamento, produto ou procedimento seja incorporado ao sistema de saúde público brasileiro, é necessário que a Conitec faça uma avaliação para saber se a tecnologia é tão boa ou melhor do que as já utilizadas na rede pública de saúde.
E atenção!
Se você tem interesse em receber informações sobre as ações da Conitec, como quando uma consulta ou chamada pública é aberta, realize o cadastro no site. No mesmo endereço, estão disponíveis cadastros para gestores do SUS, especialistas, pacientes e organizações da sociedade civil.