Celebrada no dia 7 de março, a data ressalta a importância da atenção com o bem-estar da população; por meio da tecnologia startups estão transformando a área da saúde
São Paulo, abril de 2022 – Nesta quinta-feira (7), é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data tem o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da qualidade de vida e do bem-estar. Com o objetivo de apoiar profissionais e entidades no setor da saúde, as healthtechs, como são conhecidas as startups focada no setor da saúde, estão colaborando para melhorar o acesso e a saúde dos brasileiros.
A crise da pandemia da Covid-19 aumentou o receio aos tratamentos médicos e a preocupação com o acesso à saúde para 81% dos brasileiros, segundo um levantamento feito pelo instituto Bateiah Estratégia e Reputação – a Pesquisa Anab de Planos de Saúde, publicado na Agência Brasil. Os dados foram levantados com mais de mil pessoas, nas capitais, regiões metropolitanas e cidades do interior.
Este cenário, aliado com a evolução da tecnologia, permitiu novas possibilidades de acesso à saúde. Foi buscando trazer o conteúdo da psicologia para o público, de forma mais simples e assertiva, que a Eurekka surgiu e hoje já é uma referência no cuidado de saúde mental no Brasil. Fundada em 2017, a startup já produziu mais de 300 vídeos psicoeducativos para internet e acumula mais de 30 milhões de visualizações, além de ter criado a primeira inteligência artificial de Psicologia do Brasil.
Para o CEO, Júlio Pereira, a Eurekka tem como missão contribuir para o aumento do acesso à saúde de qualidade para as pessoas. “Oferecemos uma abordagem de tratamento ao paciente com excelência e comodidade. Nossos profissionais buscam proporcionar uma experiência positiva para a pessoa a ser atendida”, ressalta o profissional. Além de atuar com cuidados à saúde mental por meio da psicoterapia, a Eurekka Med também realiza atendimentos com nutricionistas e com médicos(as) de seis diferentes especialidades.
Com pouco mais de dois anos de atuação, a Vigilantes do Sono rompeu as barreiras de acesso ao tratamento para a insônia. A startup, por meio da TCC-I (Terapia Cognitivo-Comportamental para Insônia), oferece aos pacientes uma solução padrão ouro para o combate da insônia. O aplicativo da empresa conta com métodos e sessões conduzidos por um chatbot que utiliza Inteligência Artificial (IA) para ajudar na condução do tratamento. É hoje o maior aplicativo de sono do Brasil e foi eleita a melhor startup de saúde do maior programa de aceleração da América Latina, a Inovativa.
Para o CEO, Lucas Baraças, a missão da Vigilantes é ajudar as pessoas a dormirem melhor. “Acreditamos que ao proporcionar mais comodidade ao paciente, mais pessoas buscarão ajuda. Por oferecermos um método em que você pode acessar pelo seu celular e que não cause dependência, como é o caso de alguns medicamentos, temos como meta atingir o maior número de pessoas possíveis e consequentemente, ajudar no sono dessas pessoas”, pontua Lucas.
Primeiro laboratório especializado em triagem neonatal dos Erros Inatos da Imunidade por meio do teste do pezinho, a Immunogenic é a única no segmento da saúde a oferecer uma linha de cuidado médico e científico na área de imunodeficiências primárias. No Brasil, o teste do pezinho é obrigatório e o mercado tem potencial para realizar até 2,5 milhões de testes ao ano. Já no Estado de São Paulo são efetuados cerca de 500 mil procedimentos no mesmo período.
Para o Presidente do Departamento de Imunologia da Sociedade Brasileira de Pediatria e Coordenador do Laboratório de Imunologia Humana do ICB-USP e sócio-fundador, Antonio Condino-Neto, o teste do pezinho é de extrema importância porque permite identificar doenças graves assintomáticas ao nascimento e que podem causar sérios danos à saúde, caso não sejam diagnosticadas e tratadas precocemente. “Nosso objetivo é ampliar a operação para outros estados brasileiros, aumentando a quantidade de exames realizados mensalmente, que gira em torno de 7 a 8 mil testes para Erros Inatos da Imunidade (EII)”, afirma.
Inovação em instituições de saúde também beneficiam o paciente
Embora ainda haja uma constante busca de pacientes por serviços de saúde como consultas e exames, os consumidores enxergam o plano de saúde como uma conquista, assim como ter um imóvel, um veículo ou realizar uma viagem, mostrou a pesquisa do instituto Bateiah Estratégia e Reputação. Ainda não há acesso a planos de saúde para todos e mesmo as instituições privadas, enfrentam dificuldades em algumas operações.
É o caso das operadoras de saúde com altos custos na gestão e internações de pacientes. É possível apontar o tempo de internação como um dos motivos das altas despesas. Quando o paciente passa mais de 15 dias internado, já é possível classificar como uma internação prolongada. Tendo como parâmetro a implementação da solução desenvolvida pela Carefy, é possível diminuir a média de permanência do paciente na instituição em até 40%.
Para o CEO da empresa, Marcelo A. Santos, a adoção da tecnologia em auditoria médica e para gestão de leitos, é a ponta da solução que beneficiará todo o sistema. “Estamos em uma era de transformação digital que inevitavelmente irá atingir todos setores dentro de uma instituição de saúde. Ao resolver os problemas burocráticos, de gestão e monitoramento, o paciente final acaba sendo beneficiado, pois é possível diminuir o tempo de internação dele”, ressalta o executivo.
Para a Nilo Saúde, healthtech focada na gestão de relacionamento do cuidado ao paciente, o futuro do setor está na construção de relacionamentos. De acordo com a empresa, enquanto a visão sistêmica do atendimento reduz os indicadores de sinistralidade, a proximidade do time de saúde garante ao paciente uma experiência de cuidado muito mais cômoda. A jornada de atendimento coordenado começa pelo WhatsApp, com uma comunicação mais direta e conveniente. A plataforma da Nilo ainda oferece uma entrega de cuidado virtual otimizada, que centraliza todos dados em um só local, de maneira segura e organizada.
Em 2021, a equipe de Cuidado da Nilo atingiu 80% de resolutividade nos atendimentos, evitando encaminhamento aos prontos-socorros em todos esses casos. Agora, a empresa espera alcançar a marca de 6,5 milhões de usuários impactados. Segundo Victor Marcondes, CEO da Nilo, o foco deve estar sempre na pessoa a ser atendida. “É somente a partir de uma alta satisfação da pessoa atendida que a operadora e os hospitais ganham notoriedade e reputação. A relação de confiança entre o médico e o time de saúde não apenas melhora os resultados, como também o serviço dos profissionais, elevando o nível de satisfação de todos os envolvidos na jornada de cuidado”.
Fundada em 2017, a Neomed é uma healthtech brasileira criada com o propósito de reduzir a distância entre os sintomas e o tratamento de pacientes. A Neo visa reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares no mundo e, para isso, desenvolve soluções integradas com foco na jornada digital cardiovascular, atuando desde a prevenção de doenças, diagnósticos e conduta médica cardiológica. Com operação em todo território nacional, as soluções da healthtech são implementadas em clínicas, laboratórios, prontos-socorros, hospitais, operadoras de saúde e empresas.
A Neomed oferece uma solução completa para a jornada do paciente cardiovascular, com ecossistema de tecnologia que atua em três verticais: o sistema Octopus: voltado para clínicas e laboratórios; o hub de tecnologia Kardia: destinado para hospitais e prontos-socorros, a plataforma ajuda no diagnóstico e na conduta médica de pacientes agudos; e o aplicativo Pulsar: com foco no engajamento e promoção da saúde, direcionado para empresas e operadoras da saúde. Para o CEO, o médico neurologista Gustavo Kuster, os avanços tecnológicos são importantes para ajudar a melhorar e democratizar a saúde. “Pretendemos investir continuamente em tecnologia para, assim, nos tornarmos a melhor plataforma digital para diagnóstico e apoio à conduta médica em casos emergenciais e laboratoriais. Já impactamos mais de 600 mil vidas e nosso propósito é ajudar cada vez mais pessoas”, explica.
Fonte: Assessoria de imprensa – Seven PR