A importância das novas tecnologias e a crescente utilização da internet, constitui um grande desafio para os departamentos de farmacovigilância na Indústria Farmacêutica.
É cada vez mais frequente detetar suspeitas de reações adversas nos blogs, nas redes sociais, e este fenômeno parece estar a aumentar.
A Internet e outros recursos online estão a ser cada vez mais utilizados pelos utentes e profissionais da saúde para debater assuntos relacionados com a saúde e os tratamentos médicos.
Esta tendência deve-se à maior utilização da internet pela população em geral e à especial necessidade dos utentes com doenças crônicas terem maior contato com outras pessoas com as mesmas patologias clínicas. Consequentemente, as redes sociais estão a requerer cada vez mais atenção tanto pela indústria farmacêutica como pelos reguladores.
O Módulo VI das Boas Práticas de Farmacovigilância inclui a obrigatoriedade de gerir as possiveis reações adversas que são comunicadas nas redes sociais. Apesar da legislação não obrigar à monitorização de todas as redes sociais ou de toda a internet para procurar informações relativas aos seus produtos.
A Formiventos em Lisboa, preparou esta formação especialmente para os profissionais da farmacovigilância, para melhorarem as técnicas de busca, seleção e extração de dados.
PROGRAMA
- Visão global da monitorização do social media
- Vantagens e vieses associados a monitorização do social media
- Internet, redes sociais e uma nova perspetiva da relação beneficio/risco
- Metodologias de busca e seleção dos dados
- Interação com fóruns de discussão (ex: associações representativas de doentes)
- Impacto nos procedimentos operacionais e sistemas de informação
- Critérios de avaliação da robustez da informação
- Critérios de decisão do impacto regulamentar da informação
Os Assistentes serão recebidos às 9.00 h.
O evento terá início às 9.15 h., terminando aproximadamente às 13.00 h
Fale conosco: info@formiventos.com
Fone: +351 912 570 003
Inscrições Online: http://formiventos.com/inscricao-online/
farmacov-rrss-nov-2017