Reclamação motivou questionamento por vereador de Joinville já que pacientes estão sem um tipo dessa medicação
Não é de hoje o impasse das insulinas em Joinville. Agora no início do ano, pacientes diabéticos estão tendo dificuldades para ter acesso a insulina glulisina (Apidra), de ação rápida, única atualmente fornecida pelo SUS. Segundo informações, o lote de insulinas foi descartado porque faltou energia na Farmácia Escola.
O lote teria ficado três horas sem refrigeração e a recomendação da fabricante teria sido o descarte. O fornecimento deverá ser normalizado dentro de uma semana. Enquanto isso, os pacientes estão sem o medicamento.
Como pode trazer prejuízo a pacientes que não tem condições de comprar, o vereador Cassiano Ucker (CIDADANIA) fez um pedido de informação para saber porque o problema aconteceu.
“Os pacientes não podem ficar sem insulina, e se um lote foi descartado, isso é dinheiro público desperdiçado”, O vereador que também é médico no questionamento quer saber também se não há gerador para uma emergência e evitar problemas assim no futuro.
Além desse caso pontual, os últimos anos são de luta aos pacientes que tinham o direito na justiça, mas estão sem a insulina análoga. Uma discussão que envolve hoje União que deve repassar esse tipo de medicamento.
A Prefeitura de Joinville emitiu uma nota esclarecendo:
“A Farmácia Escola da Secretaria da Saúde de Joinville fica no prédio da Univille, no Centro. Há gerador de energia no prédio para eventuais interrupções no fornecimento de energia. Neste caso, houve uma queda de energia por tempo prolongado e o gerador não conseguiu suprir toda a demanda, resultando em uma oscilação de temperatura no refrigerador que estava com a insulina.
Por este motivo, a insulina foi colocada em quarentena e enviado questionamento ao fabricante se esta oscilação de temperatura influencia a eficiência do medicamento. Neste intervalo, já solicitamos um novo quantitativo ao Estado para que seja distribuído o mais rápido possível.”
Em se tratando de um grupo de risco para a Covid-19 e outras doenças, a falta dos medicamentos é uma ameaça a quem todos os dias precisa pra viver. Em Joinville a Associação dos Diabéticos está a frente dessa causa que só traz angústia aos mais interessados: pacientes adultos ou crianças seja pelo financeiro ou pela saúde.