Nova fase da exposição Dona Ivone Lara e Mulheres da Saúde abre inscrições para visita mediada

Os interessados em explorar a história e o legado de mulheres que marcaram a saúde pública no Brasil tem uma nova oportunidade. O Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS) abriu as inscrições para visitas mediadas à exposição temporária Dona Ivone Lara e Mulheres da Saúde, a ocorrerem nos dias 26 de agosto, 4, 11 e 18 de setembro, sempre às 10h. O visitante terá a chance de apreciar a nova fase da exposição, lançada nesta segunda-feira (19), que traz outras 14 homenageadas, como a farmacêutica Jussara Cony, a biomédica Jaqueline Goes de Jesus e a pajé, cacica e liderança indígena Mapulu Kamayurá.

Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível on-line. A mostra está localizada no Espaço Cultural Dona Ivone Lara, que fica no túnel entre os edifícios Sede e Anexo, em Brasília. A atração é gratuita e as vagas são limitadas.

Ao valorizar a atuação destas brasileiras que fizeram contribuições significativas para o avanço da saúde pública, a exposição reforça o papel crucial de figuras femininas ao longo da história do Sistema Único de Saúde (SUS) em diversas frentes de atuação.

🗣”É com muita honra e alegria que recebo essa homenagem na Nova fase da exposição ‘Dona Ivone Lara e Mulheres da Saúde’ que abre inscrições para visita mediada.” Ana Lúcia Paduello – Conselheira Nacional de Saúde pela entidade Superando o Lúpus e coordenadora-geral do Grupar-BR

As visitas mediadas oferecem ao público uma experiência enriquecedora, que vai além da simples observação das pinturas e das biografias apresentadas. Os encontros instigam a percepção e a análise crítica dos participantes, colaborando para uma compreensão mais profunda dos aspectos sociais, históricos e culturais abordados.

Espaço Cultural

O Espaço Cultural Dona Ivone Lara é um tributo à trajetória multifacetada de Dona Ivone Lara. Conhecida como uma das maiores sambistas do Brasil, ela também teve uma carreira dedicada à saúde pública, atuando como enfermeira e terapeuta ocupacional. Realizada pelo Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS), a exposição é estruturada como um desfile de escola de samba e leva o público a um mergulho pelas biografias e conquistas de Dona Ivone Lara e de outras inspiradoras mulheres da saúde. As pinturas inéditas e exclusivas do projeto NegroMuro complementam essa homenagem.

Mostra Dona Ivone Lara e Mulheres da Saúde (visitas mediadas)

Local: Espaço Cultural Dona Ivone Lara, no prédio do Ministério da Saúde, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Datas: 26 de agosto, 4, 11 e 18 de setembro.
Horário: 10h.

Preencha o formulário de inscrição e compartilhe com amigos, colegas de trabalho e familiares

Atenção: as inscrições serão encerradas quatro dias antes de cada atividade.

Flávia Menna Barreto
Ministério da Saúde

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.