O aumento da procura pelo Ozempic deve provocar a falta do medicamento nas farmácias ao longo dos próximos meses. De acordo com a Novo Nordisk, todas as dosagens serão afetadas, com interrupções da entrega.
“Haverá disponibilidade intermitente da apresentação de Ozempic 0,25m, 0,5mg e 1mg ao longo de 2024, devido à demanda maior que a prevista”, informa a farmacêutica fabricante nesta terça-feira (3/8), em nota ao Metrópoles.
O medicamento é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para tratar casos de diabetes tipo 2. No entanto, tem sido indicado com frequência por médicos na forma “off label” para o tratamento da obesidade e sobrepeso, aumentando a demanda.
A fabricante esclareceu que não há problemas de qualidade ou regulatórios com nenhuma das apresentações do produto.
Em uma nota publicada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), na segunda-feira (2/8), a Novo Nordisk recomendou que os profissionais de saúde continuem limitando o início do tratamento de novos pacientes com Ozempic até que a situação do fornecimento melhore.
No Brasil, é esperado que o estoque do produto se restabeleça gradualmente nas farmácias e não de forma imediata. “A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional, é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas”, esclarece.
Fonte: Metrópoles
Ozempic: alta procura leva à escassez do medicamento nas farmácias | Metrópoles (metropoles.com)