Ela disse que uma filha das filhas, de 14 anos, é diabética e que, há três meses, não consegue pegar as tiras para aferir a glicemia dela. “Estou tendo que comprar as fitas. Cada caixa custa 90 reais e são três por mês. A agente da farmácia do posto me falou que não tem as fitas e que, se eu quiser pegar, é preciso entrar na justiça. Espero que o município volte a fornecer as medicações, pois creio que eu não sou a única que está nessa luta”, ressaltou.
A carência de remédios e os desafios financeiros têm tirado o sono e causado problemas emocionais em Dalviane. “Estou sofrendo com crises de ansiedade, não estou dormindo direito e, além disso, financeiramente estou tirando o alimento da boca dos meus filhos para poder arcar com os insumos”, finalizou.
O que diz a Prefeitura de Ribeirão das Neves?
Em nota, a Prefeitura de Ribeirão das Neves informou que o município está desabastecido de alguns medicamentos devido a falta de matéria-prima e logística de entrega por parte dos fornecedores da indústria farmacêutica. O órgão reiterou que “a administração municipal está trabalhando para a reposição do estoque conforme ocorrer a normalização na indústria e que, o mais breve possível, a aquisição desses insumos será realizada.”
Quais prejuízos a falta de insulina pode causar?
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. De acordo com o Ministério da Saúde, a falta de insulina pode causar danos a curto e longo prazo para pacientes com diabetes, como:
- Infecções;
- Afecção dos rins;
- Cetoacidose, uma complicação que pode ser fatal se não for tratada de emergência;
- Descontrole metabólico, que pode levar a sintomas como aumento da sede e da vontade de urinar;
- Cegueira;
- Dificuldade de cicatrização de feridas;
- Amputações.
Fonte: O Tempo.
Denuncie a Falta de Medicamentos!
O Movimento Medicamento no Tempo Certo reúne relatos de pacientes de todo o Brasil, sobre a falta de medicamentos. Por meio deste relato, são realizadas ações de cobranças aos órgãos públicos solicitando a regularização do fornecimento de medicamentos. Somente em 2024, o Movimento Medicamento no Tempo Certo registrou mais de 73 mil notificações de pacientes que estavam sem medicamentos.
Se você não esta recebendo seu medicamento do SUS ou do plano de saúde, solicitamos que preencha o formulário de registro de falta de medicamentos, somente com seu relato e os dados reportados, podemos pressionar os órgãos governamentais para a regularização do fornecimento.
Se você preencheu nosso formulário e voltou a ficar sem medicamentos, solicitamos que preencha novamente.
Clique no link: https://pt.surveymonkey.com/r/FaltadeMedicamentos2024 e ajude a tornar público a falta de medicamentos essenciais para o tratamento de doenças crônicas, no SUS e no Plano de Saúde.
MTC é um projeto coordenado pelo Grupo de Apoio ao Paciente Reumático Brasil, Biored Brasil e Grupo Encontrar.