Grupo de Trabalho sobre Política Nacional de Medicamentos Biológicos no SUS
Representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS) participaram da reunião do Grupo de Trabalho que está construindo a Política Nacional de Medicamentos Biológicos no âmbito do SUS, na última terça (18/09). A 2ª reunião do coletivo que discute a política aconteceu no Instituto Serzedello Corrêa (ISC), em Brasília.
Na ocasião, pesquisadores e especialistas externos foram convidados pelo grupo para debaterem o assunto. Estiveram presentes representantes de fabricantes de medicamentos da Bio/Manguinhos, Farma Brasil, Interfarma, Biored Brasil e da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Pelo CNS, as conselheiras nacionais de saúde Ana Lúcia Marçal, da Associação Brasileira Superando o Lúpus, e Eliane Cunha, do Sindicato dos Servidores do Sistema Nacional de Auditoria do SUS (Unasus) participaram do encontro.
Uma consulta pública foi realizada entre 23 de agosto e 9 de setembro, recebendo 449 contribuições que devem subsidiar a construção da política. Em breve, o compilado deve ser discutido também no pleno do CNS e na Comissão Intergestora Tripartite (CIT), composta por Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A expectativa do grupo é que a Política Nacional de Medicamentos Biológicos no âmbito do SUS entre em vigor no início de 2019, levando em consideração as contribuições do controle social na saúde.