VI Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente

O farol brasileiro da qualidade e segurança do paciente acontecerá  nos dias 25,26 e 27 de Abril 2019 em São Paulo.

O Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente é a oportunidade anual de a liderança das instituições brasileiras de saúde entrarem em contato com experts referências mundiais em qualidade. O evento proporciona momentos importantes de conhecimento e de compartilhamento de vivências, na busca de soluções tangíveis e sustentáveis.

O Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente é a principal peça da estratégia educacional do IBSP, o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente. Fundado em 2011, o IBSP tem a missão de oferecer treinamento e qualificação em segurança do paciente. O IBSP atinge uma comunidade de 400 mil profissionais de saúde no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa por meio de sua rede de iniciativas educacionais: informações técnicas atualizadas e gratuitas, cursos online, eventos educativos e consultoria interna e remota. Todos esses esforços construíram a reputação do IBSP como a principal referência em qualidade e segurança do paciente no Brasil.

Em sua quarta edição, o Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente reafirma a sua importância como propulsor da cultura de segurança e da qualidade em saúde no Brasil. O público do evento é composto por profissionais que ocupam altos cargos em serviços de saúde e são responsáveis pela incorporação de novas políticas. Na terceira edição, em 2018, até 40% do público era formado por diretores, gerentes e coordenadores. A maior parte (46%) veio de São Paulo, já que é onde se localizam alguns dos hospitais de referência da América Latina. Mas também chama atenção a capilaridade do evento por todo o Brasil: estiveram presentes profissionais de liderança de outras capitais-chave brasileiras e de mais 40 cidades do país.

Uma das marcas do Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente é colocar os hospitais do Brasil em contato direto com os especialistas internacionais que desenvolvem e ditam as políticas mais modernas de qualidade e segurança. Além de apresentar teorias disruptivas e tecnologias de ponta, a seleção de palestrantes do evento também permite ao público entrar em contato com experiências exemplares, já colocadas em prática pela liderança de hospitais internacionais e nacionais. O simpósio traz o “zeitgeist”, o espírito do tempo, como inspiração, e apresenta os “benchmarks”, os referenciais, para a ação.

A programação desta quarta edição do Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente foi elaborada a partir da convicção de que precisamos ser disruptivos em toda a cadeia de assistência a saúde, incluindo o formato de financiamento e remuneração e as práticas para colocar o paciente, de fato, no centro da assistência.

O IBSP tem a forte crença de que a segurança do paciente deve ser tratada como um desafio global, para que possamos trocar experiências e aprender uns com os outros e, acima de tudo, juntos.

Fonte: Simposio – IBSP

Deixe o seu comentário