Infliximabe 100 mg: Ministério da Saúde realiza audiência para aquisição, com possibilidade de troca automática do medicamento

Ministério da Saúde realiza nesta terça-feira, 31 de agosto das 10 às 12 horas, audiência pública para aquisição de 452.984 doses de Infliximabe 100 mg, que prevê o abastecimento das farmácias de alto custo para o tratamento da artrite psoriásica, artrite reumatoide, doença de crohn e espondilite anquilosante. Pacientes usuários deste medicamento, podem ter a marca do medicamento trocada sem autorização do médico prescritor.

O medicamento infliximabe 100 mg, possui 6 registros ativos na ANVISA, sendo eles:

  1. Avsola da Amgen
  2. Bio-Manguinhos Infliximabe  da Fundação Oswaldo Cruz
  3. Remicade da Janssen Cilag (medicamento biológico de referência)
  4. Remsima da Celtrion Healtchare
  5. Xilfya da Wyeth Indústria Farmacêutica
  6. Renflexis da Samsumg Bioepis BR Pharmaceutical Ltda.

Segundo o DATASUS, 19.742 pacientes recebem Infliximabe 100 mg do SUS, com 6 fabricantes diferentes, os pacientes que atualmente recebem o Infliximabe 100 mg da Bio-Manguinhos Fiocruz, podem ter a marca de seu medicamento trocada sem que seu médico seja notificado. O termo de referência nº0020024324, emitido pela SEI/MS descreve as regras para compra de Infliximabe 100 mg, sem considerar requisitos essenciais para a dispensação do infliximabe para os pacientes.

Esses requisitos envolvem, as trocas de marcas de medicamentos imunobiológicos sem anuência do médico prescritor e do paciente (intercambialidade). As ausências de centros infusionais do SUS e programa de suporte aos pacientes por parte dos fabricantes. A exemplo, temos a recente compra e fornecimento de rituximabe biossimilar, em que os pacientes não tem onde infundir gratuitamente, sendo cobrado pelos centros infusionais privados o valor de R$ 200,00 (duzentos reais) por infusão. Desta forma, com o exemplo de rituximabe, devemos estar atentos para que os mesmos erros não sejam repetidos com o infliximabe 100 mg. 

Essas são preocupações antigas da Biored Brasil, que estão registradas no Manifesto pela Segurança dos Pacientes usuários de medicamentos biotecnológicos, documento público que encontra-se disponível em: www.bioredbrasil.com.br/manifesto-pela-seguranca-do-paciente-usuario-de-medicamentos-biotecnologicos-no-brasil/.

Convidamos os pacientes usuários de medicamentos imunobiológicos, para acompanharem ao vivo a audiência pública de aquisição do Infliximabe 100 mg, que será transmitida, no dia 31/08/2021 às 10 horas no Youtube do DATASUS: https://youtu.be/AidQxVgYAoE. Durante a apresentação ao vivo, é possível enviar perguntas e registrar suas considerações ao vivo. Lembrando sempre, que quem não é visto, não é lembrado, participem!

Serviço:
Audiência pública para aquisição de Infliximabe 100 mg por compra centralizada pelo Ministério da Saúde
Data: 31/08/2021 das 10 às 12 horas
Local: Youtube do DATASUS > https://youtu.be/AidQxVgYAoE

Referências:

Termo de Referência nº0020024324 SEI/MS e anexos: 

Infliximabe 100 mg termo de referencia Ministerio da Saude agosto de 2021

Deixe o seu comentário