Mercado clandestino vende tocilizumabe 10 vezes mais caro

A Polícia Civil de Goiás, indiciou uma quadrilha que vendia tocilizumabe pela internet, por crimes contra a saúde pública e associação criminosa. Foram presos 6 indivíduos que vendiam o medicamento por whatsapp com preços abusivos, onde uma caixa de 4 seringas era vendida por 48 mil reais, e uma dose de tocilizumabe infusional por 52 mil reais. A quadrilha aborda essa famílias pelas redes sociais, envia os medicamentos por transportadoras no aeroporto e uma grande rede de farmácia tradicional de Goiás, faz a interceptação da venda, emitindo ainda nota fiscal. 

A exploração da venda superfaturada de tocilizumabe, também tem acontecido nas farmácias legalizadas, que deixam de vender tocilizumabe para as operadoras de plano de saúde que pagam R$ 4.100,00 por uma caixa com 4 seringas, para vender por 7 mil reais para familiares de pacientes com covid. 

Diariamente, o nosso suporte de pacientes atende mais de 20 familiares de pacientes com covid grave, que chegam desesperados e pagariam qualquer valor para tentar salvar a vida de seus familiares. É lamentável que o ser humano consiga se aproveitar de um momento de extrema dor e desespero. Podemos afirmar que mais da metade destes pacientes não são elegíveis ao tratamento experimental de tocilizumabe para covid e parte deles, terminam falecendo. 

O uso experimental de tocilizumabe para covid grave, deixa desabastecido o sistema público e privado, pois pacientes com artrite estão sem receber tocilizumabe do SUS e também do Plano de Saúde. 

Confira a reportagem especial do jornalista, Marcelo Bruzzi @marcelobruzzi04 e Marcelo Gomes, exibida na Globo News no dia 28 de maio de 2021.

Agradecemos à Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor – DECON de Goiás pela brilhante atuação e a equipe de jornalismo da Globo News. 

Se você é paciente, compartilhe este vídeo, marque a Globo News e a Polícia Civil de Goiás, precisamos combater o crime organizado que está nos deixando sem medicamento. 

Não comprem tocilizumabe do crime organizado!!! Denuncie qualquer venda suspeita!! 

  • Pacientes que recebem tocilizumabe do plano de saúde e que estejam sem fornecimento, façam uma denuncia no Disque ANS. 
  • Pacientes que recebem tocilizumabe do SUS, denuncie a falta de medicamento no 136. 

Se você está sem receber tocilizumabe, preencha nosso formulário de falta de medicamentos e receba suporte do Movimento Medicamento no Tempo Certo, nesta preencher este link: https://pt.surveymonkey.com/r/faltademedicamentoSUS  

Deixe o seu comentário